top of page
  • Bruna - Yogi Buda Yoga

Sua Prática de Yoga em Casa: Props e Substitutos DIY

Veja como montar seu estúdio de yoga em casa e os acessórios - ou alternativas criativas - que vão te ajudar na prática.



Um dos pontos principais no yoga é manter uma prática constante. Criar um espaço para praticar yoga em casa trará muitos benefícios. O primeiro deles é que com esse espaço sempre disponível, a prática se torna mais convidativa e passa a fazer parte do seu estilo de vida. Primeiro: Procure um espaço. Escolha um local arejado e convidativo onde você pode acomodar um tapete, uma almofada de meditação e mais alguns acessórios. Se você mora em uma local pequeno, use sua criatividade para encontrar um espaço na sua casa que acomode um tapete de yoga com um pouco de folga nas laterais.

Quando pratiquei yoga durante uma viagem longa, quando me hospedei em apartamentos bem pequenos, reparei que a lateral da cama pode ser um bom local para praticar yoga, pois tem o comprimento necessário para isso. Outra ideia para apartamentos pequenos é o corredor. Pode ser que você tenha que arrastar algum móvel, o importante é se sentir à vontade para praticar.


Melhor tapete para yoga

O Essencial (mas não indispensável): Yoga Mat


O equipamento essencial é, com certeza, o tapete de yoga. Se houver espaço suficiente, deixe-o estendido. Isso fará com que a prática seja mais convidativa ao ver o tapete prontinho para você.

Alternativa para o yoga mat: se você não pode comprar um tapete de yoga no momento, não desanime, um ótimo substituto é um tapete de casa comum ou uma toalha grande para ajudar no amortecimento do corpo contra o piso.


Strap

acessórios para yoga

Os straps são cintos usados para alcançar maior amplitude e aumentar a flexibilidade. Você pode usá-los em poses que tem dificuldade para alcançar ou mesmo para alongar-se após um dia cansativo. Alternativa para o strap: se você não tem um strap, tente usar um cinto normal (de calça) como substituto, outra opção é uma toalha de rosto.


Bolster

yoga restaurativa

Os bolsters são almofadas cilíndricas grandes, usadas para relaxamento, para suavizar posturas e "abrir"o corpo. Eles são ótimos para poses restaurativas - tão confortáveis que você não vai querer sair delas.

Alternativa para o bolster: bolsters são almofadas bastante consistentes (pesadas) para oferecerem o suporte necessário para relaxar o corpo. Na busca por um bolster ideal, cheguei ao peso mínimo de 2,5kg. Por isso, uma alternativa é procurar algum cobertor bem espesso e enrolar (bem apertado) em formato cilíndrico. Você pode envolver o "rocambole"em uma toalha ou fronha para ficar bem apertado.


Bloco

Blocos são um dos acessórios mais versáteis usados durante a prática de yoga - especialmente para iniciantes, mas não somente para eles!

Eles são usados ​​para alcançar determinadas poses mantendo a estabilidade, o alinhamento e a respiração corretos. Para praticantes mais avançados, é possível usar os blocos para criar espaço em transições e para aumentar a flexibilidade. Você pode ainda usar um bloquinho para sentar-se em meditação elevando o quadril, para apoiar o notebook ou celular se estiver fazendo uma aula online e por aí vai... são 1001 utilidades ;) Alternativa para o bloco: use livros grossos (aquela enciclopédia que você achou que não servia para nada desde mil novecentos e bolinhas).



cobertor yoga

Cobertor de Yoga Cobertores de yoga são muito práticos para ajudá-lo a sentar confortavelmente com o quadril mais elevado e para relaxar em poses restaurativas. São ótimos acessórios para quem possui sensibilidade nos joelhos e pouca abertura de quadril para apoiá-los em algumas poses que podem causar desconforto. Além de ser um conforto a mais durante a pose final Shavasana (usando como cobertor mesmo). Alternativa para o cobertor de yoga: você pode usar cobertores e mantas normais da sua casa. Escolha as opções mais grossas ou mais consistentes para um melhor apoio.



Almofada ou Banquinho para Meditação


almofada para meditação

Almofadas/banquinhos de meditação são usados ​​para apoiarem o corpo em uma posição sentada confortável enquanto medita. Eles ajudam a elevar e inclinar o quadril para que você possa sentar em meditação em uma posição confortável com a coluna ereta. Alternativa: você pode usar qualquer almofada mais consistente ou uma manta/cobertor espesso da sua casa.



Manter uma prática yoga constante - mesmo que sejam poucos minutos por dia - trará enormes benefícios ao longo do tempo. Quanto mais disciplinado você for com sua prática, mais preparado estará para passar pelos altos e baixos da vida.

Reservar um espaço de yoga na sua casa facilita muito todo esse processo. Não importa se você tem todos os acessórios disponíveis, apenas pratique!


Namastê


1.918 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page