top of page
  • Foto do escritorYogi Buda

Como escolher um tapete de yoga perfeito para você


Um breve histórico sobre os tapetes de yoga


yoga historia

Na antiguidade, yoga era praticada em peles de animais, chão batido ou grama. A ilustração ao lado é de um homem praticando yoga de em pele de tigre no livro Jogapradipika, de 1830.


Os tapetes de yoga (do jeito que conhecemos) foram inventados após o final dos anos 80. Antes disso, os poucos praticantes de yoga ocidentais usavam toalhas de banho, cobertores, tapetes comuns residenciais e pedaços de carpete.


O principal desafio dos yogis sempre foi encontrar uma superfície aderente e com amortecimento na medida certa para se equilibrarem nas posturas em pé e não escorregarem em posturas como o Cachorro Olhando para Baixo, por exemplo.


Como o passar do tempo, tapetes próprios para a prática de yoga foram sendo desenvolvidos com suas diversas propriedades. Hoje são muitas opções, para todos os tipos de modalidade e de praticante, o que pode deixar qualquer um bem indeciso e confuso na hora de escolher um yoga mat 😕


Quem inicia no mundo do yoga logo percebe que o tapete de yoga se torna mais do que um objeto qualquer... é um refúgio e até mesmo um amigo. Isso pode parecer um pouco estranho, mas o fato do yoga mat representar tantas coisas boas, desde um momento de relaxamento até algo mais profundo como o encontro de você consigo mesmo acaba tornando esse objeto quase sagrado (pelo menos para mim e para muitos dos meus colegas de prática ;)


Mas então, como você escolher um tapete que se tornará seu portal para o mundo do yoga e seu fiel companheiro?


Vamos para a parte prática para ajudar você nessa saga de encontrar o tapete de yoga perfeito. Existem algumas características que você deverá considerar e avaliar de acordo com o tipo de yoga que pretende praticar e suas preferências pessoais:

aderência, espessura, sustentabilidade, faixa de preço, estilo e tamanho.

Veja o que considerar em cada uma dessas características:


Aderência


tapete de yoga texturizado não escorrega

A aderência do tapete determinará sua estabilidade durante a prática de yoga, ou seja, seu efeito antiderrapante. Para a maioria dos praticantes de yoga, os tapetes de PVC de alta densidade, têm aderência suficiente e possuem bom custo x benefício para a escolha de um tapete.


Importante: ao desenrolar seu tapete de PVC pela primeira vez, você vai perceber que há uma camada um poco oleosa na superfície, o que pode deixá-lo um pouco escorregadio. Você pode (e deve) limpar essa primeira camada com:

- uma mistura de 1/3 de vinagre branco, 1/3 de álcool e 1/3 de água filtrada ou

- uma gotinha de detergente diluída em um copo de água de 250ml ou


Outro ponto que pode influenciar na aderência de um tapete é a sua transpiração. Se você sua muito nas mãos e nos pés, é uma boa ideia considerar os tapetes com superfície aveludada, cortiça ou borracha para evitar escorregar demais. Outra opção é usar uma toalha de yoga por cima do tapete ou uma toalha de mão para secar o suor durante a prática 😉


Espessura



Algumas pessoas gostam de tapetes mais espessos, outras preferem os mais finos. A espessura do tapete é bem pessoal, mas o estilo de yoga que você pratica também pode ser um fator determinante. Se você pratica muitas posturas em pé e de equilíbrio, prefira um tapete mais fino, pois terá mais estabilidade com menos superfície acolchoada. Se você pratica mais posturas sentadas e de costas no tapete, prefira um tapete mais espesso que oferece mais conforto protegendo as articulações contra o piso.


- Tapetes finos: geralmente têm cerca de 0,2 a 0,3 cm de espessura e são ideais para serem levados em viagens, pois são dobráveis e leves:



- Tapetes médios: que são a maioria dos tapetes do mercado, têm espessura média de 0,5 ou 0,6 cm, a escolha mais certeira que agrada a maioria dos praticantes na questão conforto x equilíbrio. Um tapete apropriado para qualquer modalidade de yoga.



Os mais espessos: têm 0,8 cm de espessura e são uma opção versátil pois servem tanto para práticas de yoga (e são muito confortáveis para quem possui articulações sensíveis e para praticas de yoga restaurativas) como para exercícios físicos em geral, como funcional e ginástica localizada.




Sustentabilidade


Ahimsa (não violência) é parte da filosofia yogi. Por isso, quanto mais praticamos e conhecemos o yoga, mas entendemos a importância de vivermos em harmonia com o meio ambiente.


Temos alguns conceitos diferentes sobre tapetes de yoga sustentáveis: os feitos de materiais ecológicos e os tapetes duráveis. Os tapetes de PVC de alta densidade, de fibra natural e os de borracha são as melhores opções no quesito durabilidade. São materiais bem resistentes e, com os devidos cuidados, você não terá que trocar seu tapete por muito tempo. Tapetes de materiais ecológicos como TPE são feitos de materiais biodegradáveis e por isso são mais sensíveis que materiais sintéticos.

Quando se trata de sustentabilidade, o tapete de cortiça é imbatível, pois além de serem 100% naturais - a cortiça é colhida da casca das árvores que crescem novamente com o tempo - e nesse processo as árvores colhidas retiram mais CO2 do ambiente que as árvores não colhidas, atuando como um filtro para o ar. Ou seja, a opção mais ecológica. Saiba mais sobre os tapetes de cortiça neste post


Opções ecológicas:









Preço


O que é importante para você? Melhor custo x benefício ou investir um pouco mais no início para ter um tapete mais adequado? Você vai encontrar tapetes de baixo custo em grandes lojas de esportes e de departamentos, mas a maioria desses tapetes não terá a tração e o amortecimento necessários para a prática de yoga e também não será durável. O ditado “O barato sai caro” é verdadeiro nesses casos. No longo prazo, comprar um tapete adequado e que vai te acompanhar ao logo dos anos é muito mais econômico - e mais sustentável - do que escolher o tapete mais barato possível, tendo que substituí-lo constantemente.


Nossos modelos de tapetes de menor custo: The Black Mat, Blue Mat, Purple Mat e Gray Mat, proporcionarão um excelente custo x benefício.


Se você planeja tornar o yoga parte da sua vida e evoluir cada vez mais com a prática, vale sim a pena investir em um tapete de qualidade.



Estilo


Deixando de lado os detalhes técnicos, vamos falar da aparência. Por que não se inspirar na cores e no designs lindos durante a prática?


Todos nós temos nossas preferências de cores, estampas e estilos. Para quem gosta de um design mais natural e rústico, o tapete de Fibra Natural é uma excelente opção. Além de ser muito aderente, fica lindo em qualquer ambiente e dá um aspecto bem sofisticado para qualquer casa ou estúdio de yoga. Existem também os tapetes estampados, uma inspiração a mais para praticar vendo desenhos e estampas de sua preferência. Desenhos lúdicos e que inspiram a imaginação são bem motivadores também para prática de yoga entre crianças. Os pequenos adoram brincar de yoga em um tapete especial para eles como o Meu Primeiro Tapete de Yoga





Tamanho


Na Linha Colors e The Black Mat, temos três comprimentos diferentes, a escolher: P, M ou G. Precisa de um tapete de yoga mais longo?

Para yogis mais altos, esses modelos tem opções em tamanhos maiores, até 2m:







Visite nosso site para ver todos os modelos:



Veja nossa o Instagram para novidades, promoções e tudo sobre yoga e meditação:


2.225 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page