• Yogi Buda

Como fazer o Pranayama da respiração alternada para relaxar



Sobre a respiração e o cérebro


Praticar o Pranayama Respiração Alternada (Nadi Shodhana) equilibra o ciclo nasal, e por usa vez os sistemas nervosos simpático e parassimpático fazendo conexão entre os hemisférios cerebrais.

Explicando: nosso cérebro é dividido em dois hemisférios cerebrais. O hemisfério esquerdo controla a mão direita, usando a linguagem falada e escrita, habilidades numéricas e científicas e de raciocínio. Já o hemisfério direito controla a mão esquerda, a consciência musical e artística, a percepção do espaço e a imaginação.

Nossas narinas estão o tempo todo alternando, ou seja, uma narina está mais aberta do que a outra. Normalmente, em uma pessoa saudável, uma narina é dominante a cada 2-3 horas. Esse ciclo nasal está relacionado a qual hemisfério do seu cérebro está mais dominante.


Estudos indicam que as práticas diárias de respiração alternada trazem benefícios como melhora das funções cardiovasculares e respiratórias, diminuição de ansiedade e stress.


Como praticar a Respiração Alternada



Encontre uma posição sentada confortável e com a coluna ereta.


Se preferir sentar no chão, eleve os quadris com uma almofada para melhorar o alinhamento da coluna e aliviar a tensão nas virilhas.


Se você prefere usar uma cadeira, coloque uma almofada abaixo dos seus pés para não forçar os músculos das pernas e permanecer relaxado.



Apoie a palma da mão esquerda no seu colo. Coloque o polegar direito contra a borda externa da narina direita, fechando a narina. Esvazie o ar pela narina esquerda.

Inspire pela narina esquerda (conte até 4). Feche a narina esquerda com o dedo anular. Soltando o polegar, abra e expire o ar pela narina direita (conte até 8).

Com a narina esquerda ainda fechada, inspire pela narina direita (conte até 4). Agora, feche a narina direita com o polegar e solte o dedo anular da narina esquerda, expirando completamente pela narina esquerda (até 8). Este é um ciclo completo.

Repita por cinco ciclos, aumentando gradualmente a duração da prática ao longo do tempo à medida que você se torna mais confortável até 12 minutos de duração.

Depois de terminar a última expiração pela narina esquerda, solte a mão direita para descansar no seu colo.


Inspire e expire pelas duas narinas enquanto observa os efeitos da sua prática.


Pratique diariamente e perceba os benefícios dessa técnica simples e poderosa que acalma, reduz o stress e a ansiedade.


Mais sobre o Nadi Shodhana


Nadi Shodhana é o nome em Sânscrito dessa respiração. Shodhana significa "purificar". A prática equilibra o fluxo de energia vital, ou prana, por meio dos nadis ida (a esquerda ou lua) e pingala (a direita ou sol), bem como o fluxo da respiração pelas narinas direita e esquerda.


Para melhores resultados, nadi shodhana deve ser feito antes da prática de asana, ou depois de shavasana e antes da meditação, não deve ser feito no meio de uma prática de asana.



Namastê!


yogibuda.com

tudo para yoga e meditação

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo