top of page
  • Bruna - Yogi Buda Yoga

Yoga e bem-estar no outono


Reconheça as mudanças de estação e a força que a natureza exerce em todos nós. Na Ayurveda, medicina indiana, o outono é conhecido como estação Vata.

O Ayurveda nos ajuda a buscar o equilíbrio e aumentar nosso bem-estar. Ele reconhece que nós, como seres humanos, estamos conectados com tudo que nos rodeia. Vata incorpora as qualidades do ar e do espaço.

No outono, somos atraídos para o aquecimento, comida encorpada e caseira, cores quentes, roupas aconchegantes e confortáveis e noites enroladas em cobertores no sofá.

Confiras as dicas para o equilíbrio na estação de outono:

1. Mantenha-se positivo

Crie um momento no seu dia para parar e sintonizar seu corpo e suas energias. O outono é um tempo natural de regeneração e reflexão e, assim como o inverno que está a caminho, ele também passará e chegará a primavera, trazendo vida nova e oportunidades para crescimento.

2. Respire

Deite de costas com os joelhos dobrados. Posicione uma mão no abdómen e a outra no coração e respire profundamente. Deixe o corpo relaxar. Sinta o peso e o calor de suas mãos em seu corpo. Observe sua respiração entrar e sair do corpo. Quando sentir que a respiração se torna mais regular, comece a contar as respirações. Pratique por 10 minutos todos os dias.

3. Pratique a Pose da Criança

Fique de joelhos, sente-se nos calcanhares e posicione a testa no chão. Suas mãos podem repousar ao lado do corpo ou a frente da cabeça. Respire profundamente inflando a parte de trás das costas e permitindo que a cabeça fique pesada, para que haja uma leve pressão no espaço entre as sobrancelhas. Isso ajuda a pacificar o chakra Ajna e equilibrar o excesso de pensamento que vem com a estação Vata.

4. Mantenha sua prática regular de Yoga

Mantenha-se disciplinado praticando seus movimentos com consciência e estabilidade redobrados na estação Vata.

5. Controle seus horários

Mantenha um horário fixo para as principais atividades do seu dia, especialmente os horários das refeições, pois um cronograma desregrado pode levar a pensamentos e comportamentos desregulados. Defina uma rotina e comece a flexibilizá-la à medida que nos aproximamos do inverno. O outono é o tempo natural para reflexão e preparação para estação mais fria do ano.

6. Alimente-se bem!

Esta é a estação para comer pratos quentes e acolhedores. Na temporada Vata, é importante incluirmos alimentos cozidos junto com boas fontes de óleo e gordura boa.

Evite alimentos amargos e adstringentes e legumes crus e opte por sabores doces, azedos e salgados.

“No inverno, finalmente aprendi que dentro de mim havia um verão invencível.” ~ Albert Camus

283 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page