• Yogi Buda

Como Praticar Yoga em Casa

Atualizado: Jul 28



Passamos por um momento - ou novos tempos - em que passamos muito mais tempo em casa. Praticar yoga é uma alternativa perfeita para movimentar o corpo e manter a mente em equilíbrio. Se você chegou a esse post, está a um passo de começar o que pode ser um novo hábito.


PARA COMEÇAR

Yoga é mais do que um exercício, é e um estilo de vida. Para começar, basta o primeiro passo. Não há impedimentos: é para todas as idades, para qualquer nível de flexibilidade e você pode praticar quando e onde quiser. Sem mais motivos para não começar, aqui vão nossas dicas para iniciar a prática de yoga no conforto da sua casa:

SEJA CURIOSO Existem vários tipos de prática de yoga, aqui são apenas alguns deles: Hatha, Iyengar, Vinyasa, Ashtanga, Kundalini, Yin, Restaurativa...

Antes de começar, faça uma pesquisa e pondere o que procura no momento e o que combina com você. O estilo calmo e controlado da Hatha ou as sequências fluidas da Vinyasa? Procure entender qual mais de adapta ao seu estilo de vida.

Dica: assista a algumas aulas curtas (no YouTube) de cada estilo para poder assimilar melhor as diferenças de cada modalidade.



PROCURE UM ESPAÇO Yoga exige um espaço que comporte seu tapete de yoga com um pouco de folga. Pode ser afastando alguns móveis da sala, no corredor, ou em um espaço aberto. É importante que seja lugar tranquilo e arejado (mas não frio com corrente de ar). Verifique se há quinas ou objetos próximos que possam machucar em algum eventual desequilíbrio.

Procure usar roupas confortáveis, não muito justas, nem muito largas. Roupas de ginástica como leggings, calças ou bermudas de tecidos esportivos e camisetas leves são recomendados. Não use meias, elas vão sair no seu primeiro"cachorro olhando para baixo".

Por fim, você precisará de um tapete de yoga adequado para sua prática. Caso ainda não tenha o seu, use uma toalha grande em cima do carpete, tapete da sala ou grama.


The Black Mat - Yogi Buda

SEJA CONSTANTE Escolha uma hora do dia e tente praticar todos os dias no mesmo horário. Isso ajuda a manter a constância da prática. Prefira praticar yoga todos os dias (mesmo que por um tempo menor de 20-30 minutos), do que em dias alternados. Você perceberá os benefícios mais rapidamente.

EVITE DISTRAÇÕES Celular, computador, TV... desligue tudo na hora de praticar yoga. Esse é o seu momento de se sintonizar consigo mesmo no momento presente. Especialmente se é iniciante, faça o possível para evitar os estímulos que podem desconectá-lo da prática.

UM PASSO DE CADA VEZ Acredite: querer imitar logo de cara as poses invertidas e bonitas do Instagram são um erro.

Tenha paciência, as poses são conquistadas com o tempo ;) Se você é iniciante, vale a pena aprender o básico. Comece com Saudações ao sol e você ficará cada vez mais preparado para as posturas mais difíceis. Vá devagar com posturas mais profundas, esteja atento o seu corpo, ele dá sinais de quando deve aprofundar a postura e de quando deve parar.




EVITE COMER LOGO ANTES DE PRATICAR Você pode praticar yoga a qualquer momento, mas é melhor evitar refeições (especialmente as pesadas) 2 a 3 horas antes de praticar. É difícil se movimentar e alcançar as poses quando seu corpo está com as energias focadas na digestão. Insistir em praticar de barriga cheia pode ocasionar mal estar, refluxo e vômito.

AQUEÇA Como qualquer outro exercício, aquecer antes das poses mais profundas evita lesões. Novamente, comece com algumas Saudações ao sol. Mexer as articulações, punhos, calcanhares e a coluna na " pose de gato e vaca" são uma ótimas alternativas para prepara-se para as poses que virão.

RESPIRE Respire profundamente e com controle enquanto pratica yoga. Em modalidades como as Vinyasas, há respiração própria Ujjayi, com som imitando as ondas do mar - e vincula-se um movimento para cada respiração. Respirar corretamente durante a prática requer muito foco e merece ser sempre lembrado. A respiração é a base, sem respiração, não há yoga.

TERMINE DEVAGAR Ao final da prática, posturas lentas e restaurativas - como abraçar os joelhos com as costas no tapete e torções deitado - são ótimas alternativas para desacelerar. E não deixe de fazer a parte mais importante da prática: Savasana (por pelo menos por alguns minutos) para assimilar tudo o que foi feito.

PROCURE UM PROFESSOR Uma aula presencial, com um professor experiente que faz os ajustes corretos é sem dúvida a melhor maneira de evoluir no mundo da yoga. Em momentos em que isso não é possível, aulas online são uma forma maravilhosa para aprender.

Dica: procure um professor pelo qual você tem empatia - isso pode não acontecer logo de cara - continue procurando, há um professor e um estilo de yoga para cada um ;)




Namastê


yogibuda.com

132 visualizações
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

©2020 Todos os direitos reservados. Yogi Buda Yoga.