top of page
  • Foto do escritorYogi Buda

Yoga e as fases da lua: o que você precisa saber


Praticar Yoga nos aproxima muito mais dos nossos ritmos e ciclos naturais, observar as fases da lua é uma forma de reconhecer e respeitar os ritmos da natureza para que possamos viver em equilíbrio e harmonia.


As fases da lua são determinadas pela posição da lua em relação ao sol, ambos exercem uma atração gravitacional na Terra e suas posições criam diferentes momentos energéticos. Como todas as coisas de natureza aquosa (como as marés) nós humanos somos feitos aproximadamente 70% de água e somos afetados pelas fases da lua.

Mas o que as energias das fases da lua podem influenciar na prática de yoga?


A prática de yoga na lua cheia ajuda a liberar tudo o que nos mantém presos e nos entravando. A lua cheia é tempo de plenitude, conclusão, término e deixar ir o que não serve mais. A luz da lua cheia ajuda a iluminar as coisas que estão nos segurando e nos impedindo de avançar na vida.

Já as energias da lua nova são o momento ideal para práticas energizante e criativas manifestando intenções de tudo o que queremos de novo em nossas vidas. Este período cria espaço fértil para oportunidades de novos começos e novas direções. Usamos a energia da lua nova para identificar o que realmente queremos em nossas vidas.




Para práticas mais intensas como Ashtanga, tradicionalmente não é recomendado praticar nos dias de lua cheia e nova.


Guruji (Pattabhi Jois, professor de yoga que difundiu e popularizou o Ashtanga Yoga) costumava dizer: "dois planetas, um lugar, muito perigoso". Nos dias de lua cheia e lua nova o sol e a lua estão alinhados de tal forma que exercem maior força gravitacional no planeta. Nos dias de lua cheia, por exemplo, a energia se acumula e é fácil se desafiar mais do que devemos nos asanas. Já na lua nova, nos sentimos mais enraizados e pouco propensos ao movimento.


Por isso nesses dias os desequilíbrios entre muita e pouca energia podem ser perigosos para a prática, sendo preferível meditar ou descansar.

Baixe gratuitamente o calendário das fases da lua para prática de ashtanga yoga em 2021:


Calendário Ashtanga 2021
.pdf
Download PDF • 7.88MB


3.038 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page