• Bruna - Yogi Buda Yoga

Como começar a meditar


Resolvi escrever este post pois percebo que muitas pessoas querem começar a meditar, mas pensam que é algo complicado. As notícias sobre os benefícios da meditação estão em toda parte, sabemos que meditar é algo bom, que melhora a qualidade de vida e diminui o estresse, mas a maioria de nós ainda não pratica achando que é algo que não se encaixa em nossas rotinas.

É difícil fazer? Preciso fazer aulas para aprender? Onde e como faço? Por que eu deveria fazer? Quanto tempo dura? É para pessoas esotéricas?

Neste post vamos falar o que é meditação, por que é uma coisa boa, como começar e outras respostas para dúvidas comuns de quem quer começar.

O objetivo deste post não é fazer uma explicação única e definitiva sobre meditação, é simplesmente desmistificar a prática de meditação e inspirar você a começar.

O que é? Por que praticar?

O que é meditação?

Essa pergunta é bem complexa... meditação pode ter muitos significados diferentes e é praticada de muitas formas diferentes. Vamos simplificar e escolher uma definição e um tipo de prática (lembrando que há muitas formas): meditação é a arte de silenciar a mente. A meditação que pratico é sentada no chão com as pernas cruzadas, elevando um pouco o quadril em uma almofada - meditação sentada. Embora a meditação possa ser praticada enquanto fazemos yoga, enquanto caminhamos, olhando a chama de uma vela e de muitas outras formas, acho uma boa ideia começar a praticar de forma simples, sentado. Isso elimina muitas distrações e, quando você começar a evoluir na meditação sentada, você pode tentar as outras formas.

Quando fazemos meditação sentada, estamos simplificando e tentando chegar à prática essencial. Apenas sente-se e concentre-se na sua respiração, na forma como ar entra e sai das suas narinas.

Por que praticar a meditação? Aqui vão algumas boas razões:

  • alivia o estresse e ajuda a relaxar;

  • ajuda a mudar hábitos, viver de maneira simples e plena, estar presente em tudo que faz;

  • a meditação proporciona benefícios mentais, como melhora de foco, memória, autocontrole e inteligência;

  • algumas pesquisas sobre meditação indicaram que pode fornecer benefícios para a saúde, como um melhora do metabolismo, frequência cardíaca, respiração, pressão sanguínea e outros.

Esses são apenas alguns dos benefícios. Na verdade, a melhor parte é difícil de explicar - você começa a se entender melhor, a ter um nível de autoconsciência que não tinha antes.

Mas se você quer um motivo simples e direto, eu diria que o simples fato de sentar-se por alguns minutos em meditação é uma experiência de relaxamento incrível que dificilmente encontramos no nosso dia-a-dia.

Como meditar?

Como eu disse, existem muitas formas de meditar. Aqui vai um método simplificado que recomendo por ser mais fácil para iniciantes. Você pode (e deve) praticar outros método se sentir que são mais adequados para você:

1. Encontre um local tranquilo. Geralmente, de manhã bem cedo é o melhor horário, quando todos ainda estão dormindo e a casa está silenciosa e calma. Caso prefira, você pode procurar um lugar fora da sua casa, um parque ou praia, ou em algum lugar que você tenha fácil acesso diariamente e não seja incomodado por alguns minutos.

2. Sente-se confortavelmente. Eu pessoalmente gosto de sentar em uma almofada de meditação, estilo zafu, uma almofada redonda com enchimento firme (foto). As almofadas de meditação permitem elevar o quadril, de modo que a coluna se encaixe e permaneça reta com mais facilidade. Muita gente consegue ficar bastante tempo sentado no chão com as pernas cruzadas sem sentir incômodo (lembre-se como você podia fazer isso quando era criança). A verdade é que, no ocidente, perdemos o costume de nos conectar com o chão a medida que crescemos. Pode ser que inicialmente, sentar-se em uma cadeira apoiando os pés no chão seja mais apropriado, caso não tenha o costume de sentar-se no chão. Você pode tentar também sentar-se em um travesseio (firme) com as costas encostadas na parede para ver como se sente.

3. Comece com apenas alguns minutos. Muitas pessoas pensam que devem meditar por 15 a 30 minutos logo no começo. Mas o início da prática meditativa não deve ser uma maratona de quanto tempo você suporta ficar na mesma posição, afinal, estamos tentando criar um hábito e não fazer você desistir no primeiro dia. E para criar esse hábito, comece com 3-4 minutos inicialmente. Criar o hábito é o mais importante no começo. Você pode dobrar o tempo de permanência em meditação a cada semana que conseguir manter o hábito diariamente chegando a 30 minutos.

4. Concentre-se em sua respiração: ao inspirar, inspire pelas narinas, sinta o ar pela garganta, depois pelos pulmões e na sua barriga. Sente-se direito, mantenha os olhos abertos, pálpebras relaxadas, olhando para o chão com um foco suave. Se você quiser fechar os olhos, feche. Ao expirar, siga sua respiração de volta ao mundo. Se for ajudar, conte... uma inspiração, duas expirações, três respirações, quatro expirações ... quando chegar a dez, comece de novo. Se você perder as contas, comece de novo. Se sua mente estiver vagando (e isso vai acontecer!), apenas preste atenção à sua mente vagando, então traga-a gentilmente de volta a contagem. Repita este processo pelos poucos minutos que você meditar. Não se cobre tanto no início, você vai melhorar com a prática.

E é isso, uma prática muito simples. Comece focando em criar o hábito da meditação e siga no caminho de descobertas.

Na Yogi Buda temos produtos para meditação como a almofada zafu que uso para praticar meditação (e também para me sentar no dia-a-dia, estou quase aposentando meu sofá, pois só sento nela...) e o banquinho para sentar em meditação, bem prático, dobrável e com angulação perfeita para que você permaneça na postura correta. Essas podem ser ferramentas que ajudarão na sua prática meditativa:

yogibuda.com

#meditação #comomeditar #comocomeçarameditar #meditaçãofácil #meditaçãoguiada #meditaçãosentada #meditaçãozen #meditar

0 visualização
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

©2020 Todos os direitos reservados. Yogi Buda Yoga.