top of page
  • Foto do escritorYogi Buda

6 dicas para aliar a Yoga a outros esportes


Um dos inúmeros benefícios da yoga é poder ser uma aliada seja qual for seu esporte preferido.

Muitos esportistas e times de alta performance estão buscando os benefícios da yoga para melhorar ainda mais o rendimento.

Mas não importa se você é um praticante profissional ou amador, seja de corrida, futebol, surf, tênis, crossfit ou somente frequenta a academia, essas dicas simples o ajudarão a aliar os benefícios da yoga ao seu esporte predileto.

Yoga Futebol

ESTABELEÇA UMA INTENSÃO (SANKALPA)

É muito comum na prática yoga estabelecer uma intenção (Sankalpa) antes de iniciar. Respire calmamente por alguns instantes para acalmar a mente. Para estabelecer uma intenção, traga sua consciência para algo você deseja cultivar em sua vida. Sua intenção pode ser qualquer coisa que lhe traga paz, felicidade e alegria. Você pode pensar em algo a que você é grato, em um sentimento como desapego, compaixão ou em alguém a quem você dedica a energia gerada na prática que vai iniciar em instantes. Os atletas profissionais podem também visualizar uma competição que irá acontecer ou as emoções de uma vitória.

ALONGUE-SE

Antes e após o treino, ou a qualquer hora do dia, o alongamento acorda e revitaliza o corpo. O alongamento é uma maneira simples de relaxar os músculos e de acalmar a mente, e leva apenas alguns minutos. O alongamento provoca, por uma ação mecânica, a contração e relaxamento dos músculos e melhora a circulação sanguínea, liberando toxinas. Uma pessoa alongada também está mais preparada para lidar com o estresse por uma simples razão: cada movimento solicita simultaneamente dois músculos antagônicos: um contrai enquanto o outro relaxa. Por outro lado, quando você está estressado, os dois músculos opostos se contraem, o que bloqueia a mobilidade pode causar dor e lesões. As poses de yoga (asanas) são ótimos alongamentos além dos inúmeros outros benefícios para o corpo e para a mente.

PRATIQUE YOGA

Aliar a prática de yoga a qualquer esporte permite que você se torne mais flexível, tenha mais consciência corporal, fortaleça seus músculos e aprenda a relaxar. Por isso é uma boa ideia contra lesões e para melhorar a performance.Para iniciar a prática de yoga, você não precisa de nada além da vontade de praticar. Você pode procurar um estúdio para fazer uma aula experimental ou mesmo iniciar buscando vídeos de canais no YouTube, por exemplo. O importante é encontrar uma prática e professor com quem você se identifica. Procure praticar regulamente por 30 minutos a 1 hora diariamente, de preferência no mesmo horário. Durante a sessão, analise as sensações que acompanham seu corpo. Os benefícios da prática serão visíveis para seu corpo e mente e na sua performance em seu esporte predileto.

PRATIQUE A RESPIRAÇÃO ABDOMINAL

Para relaxar antes ou depois do esporte, pratique a respiração abdominal: inspire e expire pelo nariz o mais lentamente possível. Reserve um tempo para se desconectar do mundo ao redor.

Sente-se de pernas cruzadas ou na posição de lótus no chão ou com o quadril elevado em uma almofada de meditação, banquinho ou em um cobertor firme dobrado duas vezes ao meio.

COMO SENTAR EM MEDITAÇÃO

É importante sentar-seconfortavelmente para conseguir permanecer nessa posição sem incômodos. Visualize e concentre-se por alguns minutos em sua respiração. Feche os olhos e concentre-se no ar, no trajeto dos pulmões até o estômago, fazendo com que ele infle lentamente. Finalmente, expire suavemente e libere com o ar as tensões acumuladas.

PRÁTICAS INTENSAS

Existem atletas que são menos sensíveis a práticas suaves e preferem atividades esportivas mais intensas, essa sensação de relaxamento e bem-estar experimentada após a prática intensa deve-se, em grande parte, à endorfina, uma substância liberada pelo cérebro que se dispersa no sistema nervoso e nos tecidos do corpo para produzir efeitos positivos. A concentração no esforço físico e a sensação de realização após o término também ajuda a eliminar o estresse e experimentar uma sensação de relaxamento intenso após o esporte. Se esse é o seu perfil, procure modalidades de yoga mais dinâmicas como Ashtanga, Bikram, Hot Yoga e Vinyasa Flow.

APRENDA A RELAXAR E SINTA OS EFEITOS DA PRÁTICA

Após a prática de exercícios, você pode combinar os sentidos da visualização com um relaxamento corporal que se instala gradualmente, músculo após músculo, com uma respiração calma e controlada. Você pode então visualizar o relaxamento dos músculos da face, da mandíbula, dos ombros, do tórax, das costas, dos braços, da pélvis e das pernas. Fique alguns momentos sentindo esse relaxamento corporal, em harmonia com a respiração. Então, no final do exercício, visualize a energia vital que invade o corpo e as baterias que foram recarregadas.

Siga-nos no instagram:

banco para meditação

254 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page