top of page
  • Foto do escritorYogi Buda

O que aprendermos dos dois maiores gurus da yoga moderna


Em 2005, as duas lendas ficaram cara a cara pela primeira vez em 65 anos desde que aprenderam yoga juntos com Krishnamacharya em Mysore.

Iyengar e Ashtanga yoga. Duas das modalidades de yoga mais praticadas no mundo são repletas de coincidências.

B K S Iyengar e Pattabi Jois, dois dos maiores expoentes modernos do yoga começaram sua vida em Mysore, sob a tutela do lendário Krishnamacharya.

Para ambos, a vida era yoga. E yoga era a vida.

Foi na década de 1930 que esses dois meninos, Iyengar, nascidos em Bellur, perto de Bangalore, e Pattabhi Jois, nascido na pequena vila de Kowshika, ficaram sob a tutela de Krishnamacharya.

Não somente o local de nascimento e o mesmo guru foram compartilhados pelos dois, mas também a loga vida: Pattabhi Jois viveu 94 primaveras e faleceu em 2009. E Iyengar, 96, quando ele deu seu último suspiro em 19 de agosto de 2014.

Pattabhi Jois fugiu de casa com 14 anos. Entrou no trem para Mysore a partir da estação de uma vila vizinha, a seis quilômetros de distância, porque ele não queria reconhecido na rua. Para Pattabhi Jois, a mente foi inventada para responder a um estranho chamado do outro mundo. Observando o guru Krishnamacharya demonstrar yoga no Jubilee Hall em Hassan em uma noite de 1928 despertou nele algo irresistível. "É a formação da alma em muitas vidas", era sua resposta quando o perguntavam por que ele ficou tão atraído pela yoga.

Longos anos de muita disciplina no Sanskrit College, em Mysore. A pobreza o perseguiu persistente, mas ele sempre seguiu em frente com sua determinação inabalável. Ajustou seus ritmos internos para se adequar ao estilo de vida de um iogue, acordando às 4 da manhã enquanto o resto do mundo permanecia confortavelmente em suas camas, dia após dia, semana após semana. Anos se passaram.

B K S Iyengar seguiu mais ou menos o mesmo caminho. Sob o mesmo guru, Krishnamacharya, que também era seu cunhado, casado com sua irmã. Uma triste infância marcada pela morte prematura de seu pai e com sua mãe lutando contra a tuberculose, a yoga o salvou de ter partido deste mundo jovem como os pais.

Jois não falava a língua inglesa além do habitual 'Olá' e 'obrigado'. Mas ainda assim havia uma inacreditável admiração por centenas de estudantes ocidentais por ele e seu método Ashtanga, eles o chamavam de Guruji.

Iyengar, por outro lado, havia aprendido a língua inglesa com tanta perfeição que podia dar palestras sobre yoga e dar demonstrações a seus alunos usando o poder da comunicação. Isso deu a ele uma espécie de vantagem sobre seu igualmente talentoso contemporâneo, Pattabhi Jois. Iyengar se tornou o primeiro guru da yoga a levar o poder esotérico e misterioso da yoga para o Ocidente de forma reveladora e surpreendente.

Iyengar e Pattabhi Jois

Enquanto Pattabhi Jois, mergulhado nas antigas tradições da filosofia yogue, continuava a ensinar yoga em sua forma mais original, Iyengar improvisava. E improvisar não significa tirar o brilho do método original, e sim tornar a prática da yoga muito mais "amigável para os estudantes". O uso de acessórios como cordas, cintos e blocos surgiu com esse novo método. As posses tornaram-se muito mais fáceis para um grande número de alunos que ou tinham problemas com a flexibilidade ou tinham medo de tentar posturas mas difíceis. Pattabhi Jois, por outro lado, que era mestre em sânscrito, conhecia a filosofia da yoga como ninguém. As referências ao conceito de yoga e a conexão entre o corpo e a alma eram abrangentes em sua abordagem.

Jois era o guru por excelência, enquanto Iyengar era um guru que soube como ensinar o ocidente. Ambos os métodos tinham seus seguidores, mas o método de Iyengar encontrou naturalmente um público muito maior devido à sua simplicidade para prática. Sem dúvida, foi B K S Iyengar que tornou o yoga popular no meio no ocidente moderno.

Se seu dia começou com Surya Namaskar, com um sol fraco aparecendo entre os prédios na janela do seu apartamento, enquanto para a maioria das outras pessoas, foi com um pão com manteiga na padaria da esquina foi porque dois garotos começaram a acordar às 4 da manhã em uma pequena cidade chamada Mysore, na Índia, cerca de 80 anos atrás.

Gratidão aos mestres!

Yogi Buda acessórios yoga

190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page