top of page
  • Foto do escritorYogi Buda

10 passos para sua primeira meditação


Aprendendo a meditar

Se você pretende começar a meditar, a abordagem Zen é uma excelente experiência introdutória à meditação. Nesse processo simples de 10 etapas, você estará no caminho para cultivar tranquilidade, clareza e relaxamento.

Estudos divulgados recentemente mostram que a Meditação Zen engrossa a massa cinzenta em seu cérebro. Depois de apenas oito horas de prática (cumulativa), você obtém os benefícios psicológicos de uma visão mais positiva da vida.

Boa postura e disciplina são os elementos mais importantes da prática. Além disso, é importante escolher um espaço onde você possa praticar todos os dias. A prática matinal é aconselhável, pois a mente descansada é necessária para uma uma experiência zen. A contemplação silenciosa também cria a oportunidade de definir uma intenção e visualizar seu dia antes de começar suas atividades.

Aprenda os 10 passos para a meditação zen sentada. Escolha uma posição em que consiga permanecer confortável por 10 minutos - sentado em uma cadeira, ajoelhado ou sentado em em uma almofada/ banquinho de meditação.

Aprenda a meditar zen

1. Quando estiver sentado, traga os quadril levemente para frente, permitindo que sua barriga relaxe e sua respiração flua livremente.

2. Centralize sua coluna balançando suavemente da esquerda para a direita.

3. Direcione o topo da sua cabeça ao teto, como se houvesse um fio o prendendo como um ventríloquo. E relaxe seus ombros.

4. Sua cabeça não deve inclinar para frente nem para trás. Suas orelhas devem estar sobre os ombros com o nariz alinhado com seu umbigo.

5. Relaxe as pálpebras e abaixe o olhar para um ângulo de 45 graus, a cerca de um metro à sua frente, sem focar o olhar. Se houver uma parede ou objeto, olhe como se estivesse olhando através dele.

6. Mantenha seus lábios e dentes fechados suavemente com a ponta da língua tocando o céu da boca, atrás dos dentes da frente. Engula a saliva da boca, criando um vácuo.

7. Descanse as mãos no colo, nas coxas ou na barriga, onde não sinta tensão nos braços. Coloque a mão esquerda em cima da direita, com as palmas para cima, as pontas dos polegares tocando levemente, formando uma forma oval.

8. O ponto principal é encontrar uma postura que permita que você se sinta muito sereno. Verifique sua postura toda vez que você se senta, criando o hábito de atenção à postura.

9. Respire pelo nariz, deixando o ar preencher o abdome inferior como se fosse um balão, depois solte-o suavemente com uma respiração profunda e lenta para fora.

10. Conte 1 na inspiração, 2 na expiração, 3 na inspiração, 4 na expiração e assim por diante - até dez. Então comece de novo. Se for mais confortável para você, conte apenas as expirações. Se um pensamento fizer com que você desvie da contagem, apenas observe isso acontecer e retorne seu foco para a respiração, começando a contar novamente, a partir de 1.

Cada experiência zen será única e reveladora. Permita-se um encontro diário com aceitação, tolerância, compaixão e atenção.

A almofada de meditação ajuda a corrigir a postura para permanecer confortável e estável durante a meditação. Elas também auxiliam em posturas de yoga e de relaxamento.

As almofadas de meditação Yogi Buda são projetadas para otimizar sua posição durante a meditação, endireitando a coluna e aliviando a pressão nos joelhos, tornozelos e ísquios. Preenchidas completamnete com material moldável ao seu corpo com tecido e costura reforcados e alça para facilitar o transporte.

Almofada de meditação

O banquinho de meditação também é uma ferramenta para sentar-se corretamente elevando o quadril e permitindo o correto alinhamento da coluna para a prática de meditação. Projetado para que o ângulo de inclinação libere a tensão na parte inferior das costas e a pressão nos joelhos e calcanhares, permite que seu fluxo sanguíneo e respiração fluam melhor para que você permaneça por mais tempo na posição meditativa. O da Yogi Buda é fabricado manualmente em Pinus, madeira de reflorestamento, com sistema de dobradiças que permite minimizar seu tamanho, facilitando o armazenamento e transporte e possui trava de segurança em ambos os lados para manter o banco firmemente estável quando aberto.

218 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page