Yogi Buda

17 de mai de 20183 min

O que aprendermos dos dois maiores gurus da yoga moderna

Em 2005, as duas lendas ficaram cara a cara pela primeira vez em 65 anos desde que aprenderam yoga juntos com Krishnamacharya em Mysore.

Iyengar e Ashtanga yoga. Duas das modalidades de yoga mais praticadas no mundo são repletas de coincidências.

B K S Iyengar e Pattabi Jois, dois dos maiores expoentes modernos do yoga começaram sua vida em Mysore, sob a tutela do lendário Krishnamacharya.

Para ambos, a vida era yoga. E yoga era a vida.

Foi na década de 1930 que esses dois meninos, Iyengar, nascidos em Bellur, perto de Bangalore, e Pattabhi Jois, nascido na pequena vila de Kowshika, ficaram sob a tutela de Krishnamacharya.

Não somente o local de nascimento e o mesmo guru foram compartilhados pelos dois, mas também a loga vida: Pattabhi Jois viveu 94 primaveras e faleceu em 2009. E Iyengar, 96, quando ele deu seu último suspiro em 19 de agosto de 2014.

Pattabhi Jois fugiu de casa com 14 anos. Entrou no trem para Mysore a partir da estação de uma vila vizinha, a seis quilômetros de distância, porque ele não queria reconhecido na rua. Para Pattabhi Jois, a mente foi inventada para responder a um estranho chamado do outro mundo. Observando o guru Krishnamacharya demonstrar yoga no Jubilee Hall em Hassan em uma noite de 1928 despertou nele algo irresistível. "É a formação da alma em muitas vidas", era sua resposta quando o perguntavam por que ele ficou tão atraído pela yoga.

Longos anos de muita disciplina no Sanskrit College, em Mysore. A pobreza o perseguiu persistente, mas ele sempre seguiu em frente com sua determinação inabalável. Ajustou seus ritmos internos para se adequar ao estilo de vida de um iogue, acordando às 4 da manhã enquanto o resto do mundo permanecia confortavelmente em suas camas, dia após dia, semana após semana. Anos se passaram.

B K S Iyengar seguiu mais ou menos o mesmo caminho. Sob o mesmo guru, Krishnamacharya, que também era seu cunhado, casado com sua irmã. Uma triste infância marcada pela morte prematura de seu pai e com sua mãe lutando contra a tuberculose, a yoga o salvou de ter partido deste mundo jovem como os pais.

Jois não falava a língua inglesa além do habitual 'Olá' e 'obrigado'. Mas ainda assim havia uma inacreditável admiração por centenas de estudantes ocidentais por ele e seu método Ashtanga, eles o chamavam de Guruji.

Iyengar, por outro lado, havia aprendido a língua inglesa com tanta perfeição que podia dar palestras sobre yoga e dar demonstrações a seus alunos usando o poder da comunicação. Isso deu a ele uma espécie de vantagem sobre seu igualmente talentoso contemporâneo, Pattabhi Jois. Iyengar se tornou o primeiro guru da yoga a levar o poder esotérico e misterioso da yoga para o Ocidente de forma reveladora e surpreendente.

Enquanto Pattabhi Jois, mergulhado nas antigas tradições da filosofia yogue, continuava a ensinar yoga em sua forma mais original, Iyengar improvisava. E improvisar não significa tirar o brilho do método original, e sim tornar a prática da yoga muito mais "amigável para os estudantes". O uso de acessórios como cordas, cintos e blocos surgiu com esse novo método. As posses tornaram-se muito mais fáceis para um grande número de alunos que ou tinham problemas com a flexibilidade ou tinham medo de tentar posturas mas difíceis. Pattabhi Jois, por outro lado, que era mestre em sânscrito, conhecia a filosofia da yoga como ninguém. As referências ao conceito de yoga e a conexão entre o corpo e a alma eram abrangentes em sua abordagem.

Jois era o guru por excelência, enquanto Iyengar era um guru que soube como ensinar o ocidente. Ambos os métodos tinham seus seguidores, mas o método de Iyengar encontrou naturalmente um público muito maior devido à sua simplicidade para prática. Sem dúvida, foi B K S Iyengar que tornou o yoga popular no meio no ocidente moderno.

Se seu dia começou com Surya Namaskar, com um sol fraco aparecendo entre os prédios na janela do seu apartamento, enquanto para a maioria das outras pessoas, foi com um pão com manteiga na padaria da esquina foi porque dois garotos começaram a acordar às 4 da manhã em uma pequena cidade chamada Mysore, na Índia, cerca de 80 anos atrás.

Gratidão aos mestres!

yogibuda.com

#gurusyoga #ashtangayoga #iyengaryoga #yogaindiana #origemdayoga

    1900
    2