• Yogi Buda

Resoluções de Ano Novo que Funcionam

O ano de 2020 está começando e não é apenas um ano comum. É o início de uma nova década e de uma nova era, se você quiser que assim seja.


Todos já passamos por isso: promessas de ano novo não cumpridas. Como definir resoluções que realmente funcionam?


Primeiro: o que são as resoluções de ano novo?


Resoluções são intenções, o ponto de partida de todo sonho. E resoluções de ano novo são ainda mais poderosas pois são declarações do que você deseja e conscientemente pretende ser, aprender, fazer, ter, sentir ou experimentar em um período de tempo próximo: no ano que está começando.


Uma resolução bem definida é uma afirmação clara e precisa que inicia o processo de alinhamento de toda a sua rotina ao seu desejo. Quando você é claro, firme e decisivo sobre sua intenção para o próximo ano, é como ter dado uma ordem para o que deseja ser realizado. Se seu dia-a-dia é inconsistente com sua intenção, os obstáculos serão maiores e você deverá ser ainda mais comprometido.


Importante: para ter suas resoluções alcançadas é necessário que sejam mais específicas e menos rígidas e, portanto, mais propensas a serem atingidas de fato.


1. Faça um balanço do que deu certo no ano que passou


Antes de começar a definir suas intenções para 2020 sente-se em silêncio e lembre dos principais fatos do ano que passou. Se tem o hábito de fazer um diário, recorra a ele. O mais comum hoje em dia é recorrer às fotos do ano todo em seu celular e fazer uma retrospectiva. Celebre as coisa boas, pode ser a beleza natural de algum lugar que conheceu, toda vez que você se superou, ou os livros que leu, as pessoas que conheceu durante o ano.

Seja grato, envie uma mensagem para seus amigos que estiveram ao seu lado e diga o quanto são importantes para você.



Por outro lado, decida do que deseja se livrar e descarte da sua vida. Há um ritual simples e eficaz para isso: escreva o que quer se livrar em um pedaço de papel e queime. Uma maneira bem prática para fazer isso é no fim de um churrasco, usando a brasa da churrasqueira, ou uma fogueira em um luau na praia.


2. Defina intenções autênticas


Quando você define uma intenção com base na opinião de outras pessoas você trava uma batalha com você mesmo. Defina objetivos que serão um presente para o seu futuro, de você para você mesmo.


Lembre-se que se as intenções que você definir forem irreais ou impossíveis de serem alcançadas, só gerarão mais frustração no próximo ano.


3. O que você realmente quer


O objetivo principal da definição de resoluções é iniciar um processo de mudança alinhado aos os desejos que pretende alcançar. Se você não quiser muito esses desejos, irá contestar suas intenções ao longo do ano e será difícil alcançá-las.


Aqui seguem alguns exemplos de intenções elaboradas para que você possa se inspirar e criar as suas:


O meu objetivo é obter uma média de 7 horas diárias de sono e 10.000 passos por dia. Quando eu não os conseguir, ficarei feliz com a oportunidade de tentar novamente no dia seguinte.


Aumentarei minha eficiência no trabalho, ficarei concentrado em fazer as tarefas da melhor maneira possível dentro de 8h diárias, de segunda a sexta-feira, e isso resultará em uma renda crescente e tempo livre de qualidade - sem preocupações desnecessárias.


Darei a mim mesmo o presente de estar presente. Usarei as ferramentas de atenção plena para apreciar as sensações e belezas das atividades da minha rotina diária.


Antes de iniciar cada semana, vou reavaliar meu calendário e cancelar compromissos que não contribuam para o meu bem-estar. Eu os substituirei por atividades físicas, leituras ou tempo de qualidade com as pessoas que amo.


Pretendo ver amigos que amo e que me amam pelo menos uma vez por semana, priorizarei encontros que sejam relevantes para saúde e cultura como caminhadas ao ar livre, teatro e shows musicais.


Repita: Este ano será o melhor ano da minha vida, isso está em minhas mãos!




Feliz 2020! Namastê.


0 visualização
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

©2020 Todos os direitos reservados. Yogi Buda Yoga.