top of page
  • Bruna - Yogi Buda Yoga

Tapetes naturais: 5 motivos para praticar Yoga com Rug Mat Ashtanga estilo Mysore


Estes tapetes indianos em 100% algodão são usados há séculos para pratica de Yoga na Índia. São os primeiros tapetes a serem usados na história da Yoga e, além de serem opções ecologicamente corretas, são absolutamente lindos.

Esse tipo de tapete é chamado de Rug Mat Ashtanga ou Mysore Rug (nome da cidade capital da Astanga Yoga na Índia), e foram recomendados por Sri K. Pattabhi Jois para uso na prática de Ashtanga Vinyasa Yoga. Indicado também para a prática de Bikram (Hot Yoga), Power Yoga ou qualquer outra forma de ioga mais dinâmica.

Como o piso da maioria dos ambientes que praticamos ioga no ocidente é laminada ou de madeira, acabam sendo um pouco escorregadios para o uso do Rug Mat por si só. O tapete sai do lugar e não é recomendo praticar com instabilidade. Outra questão é dureza do piso abaixo do tapete, que pode trazer desconforto. Ao usar o Rug Mat por cima de outro tapete de yoga comum com amortecimento você terá conforto e suavidade na sua prática mantendo o algodão em contato com sua pele.

Recomendo o The Black Mat Yogi Buda para a função de amortecimento inferior e o Rug Mat Ashtanga Yogi Buda para uso superior (medem 60x180cm, cobrindo completamente o tapete inferior).

Confira 5 motivos para praticar com o Rug Mat Ashtanga Yogi Buda:

#1 MAIS FORÇA

A prática com o tapete Rug Mat requer mais força. Uma boa comparação para ilustrar a diferença entre a prática com um tapete comum com muita aderência e um tapete tradicional 100% algodão é o uso de cadeiras e sentar-se no chão.

No ocidente, quase ninguém se senta no chão. Com o passar dos anos, perdemos a habilidade física de nos agacharmos com facilidade. Na Índia, até mesmo os mais velhos conseguem se agachar facilmente.

O uso de um tapete de yoga é o mesmo. Essa "aderência extra" é como o uso de uma cadeira. É uma tecnologia que apoia seu corpo e que remove parte do trabalho necessário para se sustentar.

Então, para algumas pessoas, a aderência adicional de um tapete comum é necessário no começo. Um dia de cada vez... cada pessoa é única, então você pode decidir o que funciona melhor para você no momento.

#2 RUG MATS SÃO MAIS PESADOS

Como são mais pesados, os Rug Mats ficam mais estáveis quando colocados acima do seu tapete comum. Eu consigo fazer as transições em Ashtanga Vinyasa sem ter constantemente ajeitar o tapete.

#3 MOVIMENTOS COM MAIS LEVEZA

Seus pés deslizarão com facilidade e alguns movimentos ficarão mais fluidos em Vinyasa Flow. Além disso é mais fácil ajustar a posição correta pois os seus pés e mãos não ficam "grudando"no tapete.

#4 RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

É natural que praticantes de yoga se preocupem com seu impacto ambiental.

O Rug Mat é livre de produtos químicos que poluem o meio ambiente.

Feitos 100% em algodão orgânico, além de ser um produto ecologicamente correto é produzido manualmente em vilas indianas com suprimentos e produção local.

#5 RESPONSABILIDADE SOCIAL

A essência do tapete onde você faz sua prática é importante. Os Rug Mats são feitos à mão em pequenas aldeias na Índia em teares. São pessoas que dedicam seu tempo para criar essas obras de arte de forma tradicional para você praticar. Isso traz por si só uma energia especial. Veja como os tapetes são feitos na Índia:

Compre seu Rug Mat Ashtanga em yogibuda.com

1.916 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page